sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

NÃO BEBA LEITE BEBA SORO DE LEITE - I

Por muito que custe aos produtores de leite, ou aos donos das vacarias, o leite de vaca, por si só, é prejudicial para a alimentação humana. A sua composição está adaptada apenas para ser utilizado na alimentação dos vitelos e não para nós, ou para os nossos filhos, por muita publicidade que façam dos seus benefícios. O leite de vaca tem na sua composição, proteínas, gordura, lactose e minerais de forma diferente da do leite dos seres humanos e que associados às enzimas do nosso organismo, com a continuação da sua ingestão prolongada, provocam ou agravam muitas doenças, como as alergias e as intolerâncias alimentares. As proteínas existentes no leite integral de vaca e mesmo no leite processado, apenas estão preparadas para ser ingeridas pelos vitelos e não pelos nossos filhos. O único leite bom para os humanos é o leite das mães dos humanos e não o das vacas, dos búfalos, ou das cabras, como existem à venda nos supermercados. O seu a seu dono, o resto é utopia. Existem mesmo estudos que nos informam de que o uso continuado de leite de vaca, ao longo da vida, poderá gerar, em vez de benefícios, cálculos e artroses, em vez do que nos fazem crer que, é um alimento completo e saudável e, utopia das utopias, que combate a osteoporose. A melhor fonte de combate à osteoporose está no cálcio existente nos vegetais e não no cálcio do leite, nem nos suplementos de cálcio adicionados ao leite, o que provocará antes outros males.
Se todos deixássemos de consumir leite o que seria de tão importante sector da economia mundial? A origem do consumo de leite na alimentação humana deriva de um mito. O de que é um alimento completo, de custo acessível para o poder de compra das classes mais baixas de rendimentos e uma importante fonte alimentar porque é rico em gorduras, proteínas, vitaminas e sais minerais, para além de outros componentes como aminoácidos essenciais. Na história da alimentação humana, o poder de compra das classes mais baixas de rendimentos, não permitia o acesso às fontes proteicas das classes mais abastadas, como a carne e o peixe e assim recorreu-se durante milénios ao leite como fonte de recurso alimentar. Os mais velhos devem ainda recordar-se das histórias dos leiteiros a passar a vaquinha pelas ruas como forma de vender o leite. Com a industrialização e o aumento do poder de compra das populações, a fonte de proteína que era o leite deixou de ter a importância de outrora e a alteração da dieta alimentar trouxe à tona os efeitos negativos da utilização do leite na nossa alimentação, como as reações alérgicas e as intolerâncias associadas.
Mas o leite por si só não é de menosprezar, porque apesar dos problemas atrás enumerados pela sua utilização integral tem um fator de salvação e de cura para muitas doenças. Essa cura está no seu soro. O soro do leite é um poderoso suplemento dietético que nos poderá salvar em muitas situações. Existe mesmo um ditado italiano que diz, “se todos fossemos criados a soro de leite, os médicos teriam de fechar as portas dos seus consultórios”. Então o que é o soro de leite? Trata-se de um subproduto de fabricação do queijo. Quando se põe o leite a fermentar para produzir queijo, o leite separa-se da caseína e produzem-se dois componentes. Um sólido com caseína que dá origem ao queijo e outro líquido que é o soro, muito rico em diversos componentes que servem como um ótimo suplemento alimentar. A sua riqueza deriva do facto das proteínas existentes no soro conterem 90 % (noventa por cento) ou mais de concentração que no total do leite e também pouca ou nenhuma gordura ou lactose porque estes componentes ficaram na parte sólida que originou o queijo e como tal com a lactose e a gordura praticamente inexistentes. Assim o soro obtido torna-se tolerável aos intolerantes à lactose do leite sendo que a maioria das pessoas com alergia às proteínas lácteas é muitas vezes sensível à maior proteína do leite chamada caseína, que ficou no queijo, e por tal não sendo alérgica às proteínas do soro do leite pode tomá-lo dadas as características benéficas que advêm para a cura e prevenção de muitas doenças. O conselho, mesmo para aqueles que se consideram imunes aos malefícios do uso prolongado do leite é de que apenas tomem o seu soro e deixem o leite apenas para situações pontuais, tais como, os derivados dos problemas das intoxicações e do alcoolismo. Este tema será tratado noutro artigo pois neste apenas pretendo falar dos benefícios do soro do leite que são diversos.

Sem comentários:

Enviar um comentário